Medo de mulheres

 Você tem medo de falar com mulheres?

por Rio

Sentir medo na hora de falar com uma mulher bonita é muito comum. Tão comum que tem até nome: caliginofobia (em grego, literalmente, o medo de mulheres bonitas).

medo de falar com mulher bonitaMesmo homens auto-confiantes e socialmente competentes confessam se sentir nervosos quando falam com mulheres atraentes.

Como ultrapassar esse problema?
 

A única solução para o medo é enfrentá-lo
Evitar a situação que causa medo só fomenta essa emoção. Muitos homens têm a ilusão de que, se eles lerem tudo o que existe na Internet sobre psicologia feminina e relacionamentos, eles atingirão um grau de entendimento que dissipará todo o medo e lhes permitirá abordar e falar com mulheres competentemente. Isso é uma ilusão perigosa.

Falar com mulheres é uma habilidade, não um conhecimento.

Leia essa frase de novo.

Conhecimento é uma informação específica, algo que você pode memorizar, como as capitais europeias ou datas históricas. Uma habilidade é uma competência, a capacidade de desempenhar alguma tarefa mais ou menos complexa, como nadar, falar francês ou tocar violão.

A diferença é fundamental. Conhecimentos são adquiridos de uma forma puramente mental, enquanto para aprender uma habilidade, o importante é aprática constante.

Se você ler livros sobre natação durante meses, sua habilidade não vai melhorar. Você precisa entrar na água e praticar até pegar o jeito.

Aprender a falar com mulheres é semelhante.

O medo de falhar

O problema é que falar com mulheres acarreta um medo adicional que a maioria das habilidades não envolve: o medo de falhar. Por razões biológicas e sociais, nós homens sentimos que ser “rejeitado” por uma mulher é humilhante e deve ser evitado ao máximo. Na prática, nada poderia estar mais longe da verdade.

Procure aprender essa habilidade como qualquer outra. Cada vez que você fala com uma mulher, é um exercício, nada mais. Um principiante não esperaria quebrar records olímpicos de natação, ele se conformaria com tentar boiar na parte raza da piscina. Então por que começar a abordar mulheres com o objetivo de pegar o telefone, beijá-la ou levá-la para casa?

Claro que se a oportunidade surgir você deve ir em frente. Mas não se martirize por não sair beijando mulheres lindas se você ainda nem aprendeu o básico da abordagem. Uma coisa de cada vez.

Se concentre apenas na fase que você está tentando dominar. Se você nunca abordou uma mulher desconhecida, se concentre apenas nos primeiros segundos da interação. Tente diferentes abridores, tons de voz, melhore sua linguagem corporal, etc.

Aprendeu a abordar com sucesso? Ótimo. Se concentre na transição. Como passar do tema do abridor para uma conversa normal de uma forma sutil e natural.

Transição dominada? Siga para a Atração. E por aí em diante.

Não se preocupe com o telhado enquanto a casa ainda não tem paredes.

Tratar a interação como um processo de aprendizagem e não dar tanta importância ao resultado final vai aliviar seu medo.

medo de falar com mulher bonitaImagine um cara que não sabe tocar violão mas já quer sair tocando uma música inteira da primeira vez que segura o instrumento. Cada vez que ele erra uma nota, ele acha que “falhou” e se sente deprimido. Cada vez que ele vê o instrumento, ele começa a sentir ansiedade e medo de “falhar”. Ele acaba se convencendo de que ele simplesmente não tem talento para tocar violão e desiste.

Onde ele errou? Nas expectativas. Ele escolheu objetivos pouco realistas, e como resultado nunca os atingiu e se desmotivou.

Esse exemplo pode parecer ridículo, mas é exatamente isso que muitos homens fazem no que diz respeito a falar com mulheres. Eles vêm uma mulher bonita e pensam “se eu for falar com ela, será que eu vou levar um fora?”. Isso é como o cara hesitando em pegar o violão com medo de errar uma nota. O objetivo nao é aprender a tocar sem nunca errar notas, e sim errar milhares de vezes até saber tocar bem.

Quer aprender mais sobre psicologia feminina,  Atração e conquista?

Receba conselhos grátis semanalmente dos instrutores da Love Systems!

Cadastre-se para nosso mini-curso grátis via email




Outros temas relacionados:

Como passar de amigo a namorado

Segredos de um bom encontro romântico

Entenda a psicologia feminina

Aprenda como seduzir naturalmente

Gerindo seu relacionamento

Magic Bullets – A Fórmula Mágica