Psicologia feminina: A mulher e o sexo

Psicologia Feminina: Entenda as mulheres bonitas

 

por Gil Rio

Gil Rio é o primeiro instrutor de língua portuguesa da Love Systems. Baseado na Califórnia, visita a América Latina e a Europa frequentemente para ensinar a arte da conquista.

 

Por que a psicologia feminina é tão difícil de entender? Por que as mulheres parecem tão misteriosas?

 

Segundo uma história comum (possivelmente apócrifa), alguém perguntou a Sigmund Freud, o renomado médico Austríaco e pai da psicanálise, o que ele nunca chegou a compreender após passar sua vida estudando a mente humana. Freud respondeu: “As mulheres.”

psicologia feminina

Tal como a maioria dos homens, provavelmente você sabe bem pouco sobre psicologia feminina. Pior: provavelmente a maior parte do que você pensa que sabe está errado.

Os homens são constantemente bombardeados com mensagens falsas ou enga­nosas sobre a psicologia feminina e o comportamento das mulheres. Mas isso não é um problema exclusivamente masculino. A psicologia feminina é um mistério mesmo para as mulheres – a maioria não se entende a si própria.

A maioria das mulheres não sabe, ou não quer admitir, o que de fato as atrai

 

Tente perguntar a uma mulher o que um homem deve fazer para impressioná-la. A provável  resposta: levá-la a um bom jantar, talvez a uma caminhada na praia, flores, alguns elogios e ouvi-la de verdade. Pois bem, experimente fazer tudo isso. Quando você chegar em casa sozinho, depois de ganhar um beijo no rosto e de ela ter vindo com a conversa de “vamos ficar só amigos”, não venha dizer que eu não avisei.

Todas essas coisas românticas e gentis têm seu momento e lugar: após ela já estar atraída por você. Uma mulher completamente apaixonada por você adoraria ser levada a um bom jantar e receber flores. No entanto, uma mulher que está tentando se decidir sobre você se desinteressaria.

Uma das chaves da psicologia feminina é que a maioria das coisas que atraem as mulheres, como alto status social, ter outras mulheres à sua volta, debochar delas ou ainda fazê-las se sentirem momentaneamente inseguras – não são coisas boazinhas. Não são coisas pelas quais as mulheres se orgulhem de se sentir atraídas.

A atração é uma emoção, e como tal  é um processo subconsciente


A maioria das mulheres nem mesmo sabe que tipo de coisas as atrai. Isso acontece porque essas emoções não são escolhas conscientes. As mulhe­res primeiro se sentem atraídas, e só depois tentam explicar ou racionalizar para elas mesmas, e para os outros, o porquê de se sentirem assim.

Muitos dos padrões psicologia femininado comportamento humano são inatos. Isso é especialmente válido para o processo de tomada de decisão em relação a temas sexuais, que é tão fulcral para a biologia evolutiva. Se pudermos enten­der os impulsos fundamentais, motivações e psicologia femininas, então poderemos usá-los para melhorar nossa capacidade de comunicar com elas, melhorar nossos relacionamentos, etc. E se pudermos entender o que as mulheres tendem a ter em comum, então poderemos identificar e interpretar as diferenças individuais de personalidade.

 

A psicologia feminina: fatores inatos e fatores ambientais

O comportamento humano é determinado por dois tipos de fatores: inatos (a biologia de cada um, o código genético, etc.), que por definição não podem ser mudados (embora possam ser modulados), e ambientais. Essa última categoria inclui todas as influências sociais e familiares às quais um ser humano se encontra exposto ao longo da sua vida.

Por razões evolutivas, é importante para os animais entender e controlar o comportamento sexual dos outros membros da mesma espécie. Não é por acaso que certos comportamentos românticos e sexuais são condenados, enquanto outros são elogiados como virtuosos ou nobres. No caso das mulheres, esse tipo de julgamento moral é particularmente impiedoso. Enquanto o homem promíscuo é visto com alguma naturalidade e, em alguns casos, mesmo com admiração, a mulher promíscua é frequentemente condenada aos olhos da sociedade. Isso influencia a psicologia feminina e leva a que as mulheres sejam ainda mais cuidadosas no seu comportamento sexual do que os fatores biológicos determinariam, a fim de proteger sua reputação.

O estigma social da sexualidade feminina cria alguns mal-entendidos, quer para os homens quer para as próprias mulheres, e influencia significativamente a dinâmica entre os sexos.

psicologia feminina

Mito número 1 da psicologia feminina: As mulheres não gostam de sexo

 

É comum os homens pensarem que as mulheres têm menos interesse em sexo do que eles. Isso é simplesmente falso. As mulheres adoram fazer sexo (tanto ou mais do que nós). A diferença é que o sexo para elas traz mais riscos e consequências. Mas no local e hora certo, com um cara que saiba despertar esse lado delas e com um mínimo de segurança psicológica, a maioria das mulheres se transforma de carneirinho num lobo.

Mito número 2 da psicologia feminina: As mulheres têm uma natureza sexual simples e constante

 

As mulheres têm personalidades complexas. Nenhuma mulher é simplesmente “a boazinha” todo o tempo. Ou “a vagabunda”. Ou qualquer outro desses rótulos ridículos. Esse tipo de simplificação é ingênuo. Claro que existem casos extremos, mas a maioria das mulheres tém várias facetas psicológicas. Se você a conhece num ambiente professional, é provável que você veja o lado mais frio dela, mas pode ter a certeza que ela tem um lado brincalhão, romântico e sexual.

É muito atraente para as mulheres quando um homem vê e valoriza essas várias facetas da psicologia dela. Na verdade, a maioria das mulheres adora mostrar seu lado sexual (desde que você crie atração primeiro), mas elas normalmente esperam algum tempo, até conhecer você melhor, por medo de ser julgadas. Note e elogie as várias facetas da personalidade dela (a “menininha brincalhona e sorridente”, a “mulher sensual que adora flertar”, a “profissional inteligente e de sucesso”, etc.) e você vai deixá-la mais à vontade para mostrar e explorar cada uma delas.

 

 

Quer aprender mais sobre as a psicologia feminina,  relacionamentos e conquista?

Receba conselhos grátis semanalmente dos instrutores da Love Systems!


Outros temas relacionados:

Como conquistar uma mulher

Como passar de amigo a namorado

Segredos de um bom encontro romântico

Aprenda como seduzir naturalmente

Gerindo seu relacionamento

Magic Bullets – A Fórmula Mágica