Traição é traição: o amante infiel

Traição é traição: o amante infiela traição do amante infiel

 

Poucos assuntos mexem tanto emocionalmente com a mente humana como a traição amorosa. Tema de inúmeros romances, telenovelas, filmes, etc., a traição do amante infiel é causa comum de preocupação, suspeita e brigas na nossa sociedade.

Você entende a dinâmica dos relacionamentos e como os dois sexos vêm as traições amorosas? Responda às perguntas abaixo e confira as respostas (conclusões tiradas por estudos científicos feitos com casais reais):

  1. Quase metade dos homens casados admite ter sido infiel pelo menos uma vez. Verdadeiro ou Falso?

  2. O homem é infiel mais frequentemente do que a mulher. Verdadeiro ou Falso?

  3. Tanto os homens como as mulheres consideram a traição sexual (envolvimento físico do(a) parceiro(a) com outra pessoa) mais grave do que a traição emocional (o(a) parceiro(a) se apaixonar por outra pessoa mas não se envolver fisicamente). Verdadeiro ou Falso?

  4. Nenhuma situacão causa tantos divórcios como trair o(a) parceiro(a). Verdadeiro ou Falso?

  5. As traições masculinas e femininas ocorrem pelas mesmas razões. Verdadeiro ou Falso?

  6. A traição é mais frequente nos estratos sociais altos. Verdadeiro ou Falso?

  7. Algumas culturas são mais tolerantes do que outras em relação à traição amorosa. Verdadeiro ou Falso?

  8. A monogamia é a norma, tanto na espécie humana como em outros animais, enquanto a traição ou a promiscuidade são “anomalias” relativamente pouco frequentes. Verdadeiro ou Falso?

  9. O tamanho dos testículos do macho de uma espécie está relacionado com a promiscuidade das fêmeas dessa espécie. Verdadeiro ou Falso?

  10. Com a exceção das mulheres mais idosas (acima de 60 anos), a porcentagem de pessoas que admite ter sido infiel tem aumentado nas últimas décadas. Verdadeiro ou Falso?

 

a traição do amante infiel

Respostas

1. Quase metade dos homens casados admite ter sido infiel pelo menos uma vez.

Falso.

Os números variam entre diferentes estudos, mas em média cerca de 25% dos homens admite ter sido infiel. No entanto, é necessário ter em conta que os estudos são feitos por enquetes e dependem da honestidade dos respondentes. Assim, é provável que o verdadeiro número de homens que traem suas parceiras seja mais alto.

 

 2. O homem é infiel mais frequentemente do que a mulher.

Verdadeiro.

Cerca de 10 a 15% das mulheres admite pelo menos uma traição. No entanto, a mesma reserva deve ser feita em relação à honestidade das respostas, principalmente porque o estigma social é maior no caso da traição feminina.

 

a traição do amante infiel3. Tanto os homens como as mulheres consideram a traição sexual (envolvimento físico do(a) parceiro(a) com outra pessoa) mais grave do que a traição emocional (o(a) parceiro(a) se apaixonar por outra pessoa mas não se envolver fisicamente).

Falso.

Ao contrário do que se possa pensar (“traição é traição”), os dois sexos têm visões bem diferentes de como eles mais temem ser traídos. O homem teme mais a traição sexual e prefere ser traído emocionalmente, enquanto as mulheres temem mais a traição emocional. Por isso mesmo, os homens se sentem mais culpados quando traem sexualmente, enquanto as mulheres acham que nada é tão mau como trair emocionalmente.

 

4. Nenhuma situacão causa tantos divórcios como trair o(a) parceiro(a).

Verdadeiro.

A traição é responsável por mais de 30% dos divórcios, de longe a causa mais frequente.

 

5. As traições masculinas e femininas ocorrem pelas mesmas razões.

Falso.

Segundo alguns estudos e a opinião de psicólogos e sexólogos, o homem tende a ser infiel por razões físicas (busca de variedade sexual), enquanto a mulher normalmente é infiel por razões emocionais (não se sentir amada ou apreciada, querer mais atenção, etc.).

 

6. A traição é mais frequente nos estratos sociais altos.

Verdadeiro.

A traição é significativamente mais frequente na classe financeira alta, mas… só para os homens! O nível financeiro não parece influenciar a tendência das mulheres para ser infiel.

 

a traição do amante infiel

7. Algumas culturas são mais tolerantes do que outras em relação à traição amorosa.

Verdadeiro.

Cerca de metade das culturas humanas tolera o sexo extra-conjugal (muitas
delas nem o considera como trair o parceiro) dos homens, enquanto apenas um quarto tolera o das mulheres.

8. A monogamia é a norma, tanto na espécie humana como em outros animais, enquanto a traição ou a promiscuidade são “anomalias” relativamente pouco frequentes. Verdadeiro ou Falso?

Falso.

A esmagadora maioria das espécies animais não é monogâmica. Espécies praticando a monogamia estrita (onde cada indivíduo só copula com um outro indivíduo durante toda a sua vida) são extremamente raras. A traição amorosa é muito comum no reino animal, claramente ela não foi invenção nossa…

 

9. O tamanho dos testículos do macho de uma espécie está relacionado com a promiscuidade das fêmeas dessa espécie. Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro.

O tamanho relativo dos testículos (em relação ao corpo do animal) encontra-se fortemente relacionado com o grau de promiscuidade das fêmeas da espécie, particularmente nos primatas. Por exemplo , os testículos do gorila (espécie onde um macho dominante copula com várias fêmeas sem competição de outros machos adultos) pesam apenas 30g, enquanto os do chimpanzé (espécie extremamente promíscua, onde cada fêmea copula com vários machos) pesam mais de 100g (a diferença é muito maior se tivermos em conta que o gorila pesa quatro vezes mais que o chimpanzé…). E os humanos? Os cientistas acreditam que a espécie humana se encontra entre os dois extremos, sugerindo que historicamente a promiscuidade das fêmeas não era nem tão elevada quanto a dos chimpanzés nem tão diminuta quanto a dos gorilas.

 

a traição do amante infiel

10. Com a exceção das mulheres mais idosas (acima de 60 anos), a porcentagem de pessoas que admite ter sido infiel tem aumentado nas últimas décadas. Verdadeiro ou Falso?

Falso.

Na verdade, de 1991 a 2006 o grupo demográfico das mulheres de mais de 60 anos registou o maior aumento na taxa de admissão de infidelidade (tendo triplicado!). Todos os outros grupos demográficos também sofreram um aumento na porcentagem que admite ter traído, mas mais discreto.

 

 

Quer aprender mais sobre relacionamentos, Atração e conquista?

Receba conselhos grátis semanalmente dos instrutores da Love Systems!

Outros temas relacionados:

Como passar de amigo a namorado

Segredos de um bom encontro romântico

Entenda a psicologia feminina

Aprenda como seduzir naturalmente

Gerindo seu relacionamento

Magic Bullets – A Fórmula Mágica